O eBook aborda tema relevantíssimo e atual: implementação de trabalho remoto aos funcionários da empresa.
As modalidades de trabalho remoto já eram tidas como tendências do mercado, especialmente em empresas de tecnologia ou de maior porte. A demanda por profissionais qualificados que podem estar em outras localidades e a mobilidade nos grandes centros são fatores que impulsionaram esta possibilidade de trabalho em muitas empresas. O que nenhum analista das relações de trabalho conseguiu prever foi o surgimento da pandemia do novo coronavírus, que serviu como impulso para a adoção das experiências de home office e teletrabalho. Com a pandemia, diversas empresas adotaram o trabalho remoto em definitivo ou por tempo indeterminado. Outras, ainda, já prevêem um formato de trabalho híbrido após a pandemia.
Contudo, nem todas as empresas estão cientes da importância de implementar uma política de home office completa e eficaz.
Certamente você foi afetado por drásticas mudanças consequentes da pandemia de Covid-19. Os efeitos deste cenário atingem os mais diversos setores da vida das pessoas, desde a saúde, as relações sociais, os relacionamentos íntimos e, é claro, as relações de trabalho. Diversas adaptações foram feitas rapidamente, nem todas de forma muito estruturada. É compreensível, afinal a pandemia é novidade para as gerações que habitam as nossas sociedades. A última pandemia que o planeta vivenciou encontrou relações sociais e de trabalho muito distintas, sem que qualquer comparação possa ser feita em termos de ações práticas adotadas.
No eBook, abordaremos a importância da elaboração de uma política interna de home office, tanto para proteger a empresa quanto para garantir melhores condições de trabalho aos empregados. Desse modo, abordaremos os aspectos essenciais da política interna e algumas das boas práticas observadas no mercado.
Elaboramos este eBook para conscientizar pessoas e empresas a respeito das diferenças entre home office e teletrabalho, da importância da política interna para regrar a relação entre empregador e empregado, de quais fatores devem ser considerados e abordados por uma política e da necessidade de constante diálogo e aprimoramento do modelo adotado.