Direito Médico

O Que é o Direito Médico?

O Direito Médico é um ramo temático do Direito, que envolve diversas áreas técnicas e didáticas, sempre com uma abordagem voltada para a atuação do médico, de hospitais e de clínicas médicas.

Qualquer demanda relacionada especificamente à atuação de médicos, clínicas médicas e hospitais pode ser enquadrada como parte integrante do Direito Médico.

Dentro dessa noção, pode-se exemplificar demandas relacionadas com áreas específicas do Direito, tais como, dentre outros:

(i)              Responsabilidade civil por erro médico;

(ii)       Processos administrativos sancionadores e de ética médica (Conselho Regional de Medicina – CRM; Conselho Federal de Medicina – CFM);

(iii)          Tributação de médicos, clínicas médicas e hospitais;

(iv)    Elaboração de contratos societários específicos para a estruturação de trabalho médico em clínicas médicas e hospitais;

(v)             Demandas por indenização decorrentes de erro médico;

(vi)      Defesa em processos éticos e em processos que demandam indenização por erro médico;

(vii)     Atuação em demandas envolvendo operadora de planos de saúde;

(viii)       Operações regulatórias em relação à ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar;

(ix)      Compliance específico relacionado à regulação da atividade médica, de clínicas médicas e de hospitais;

(x)         Observância das norma de proteção de dados, considerando que informações médicas são consideradas dados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, recebendo tratamento mais restrito.

Como o Advogado Pode Ser Importante Para Médicos, Clínicas e Hospitais?

Como se viu acima, o Direito Médico abrange diversas competências de áreas diferentes do Direito (Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Direito Regulatório, Direito Tributário, dentre outras), sempre voltados para a atuação médica.

Assim, o advogado é instrumental para o médico ou gestor de clínica médica e hospital para ofertar a devida assessoria em relação às atividades quotidianas que demandam compliance com as normas incidentes sobre esta atividade.

Vale lembrar que a atividade médica é altamente regulada, tanto do ponto de vista profissional, já que se trata de profissão regulada e fiscalizada por conselho de classe, quanto do ponto de vista econômico, sofrendo regulação específica e estrita da Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar e outros entes públicos.

Logo, o médico e o gestor de clínicas médicas e hospitais devem contar com assessoria especializada e constante para garantir o atendimento das normas de compliance obrigatório.

Além da atuação para assessoria extrajudicial, o médico e o gestor de clínicas médicas e hospitais são beneficiados com a assessoria de advogados para o patrocínio de demandas judiciais relacionadas a erro médico e outras obrigações, bem como defesa em eventuais processos éticos no âmbito dos conselhos de classe (CRM e CFM).

Atuação em Direito Médico

Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados tem atuação destacada na área do Direito Médico, tendo assessorado médicos e clínicas médicas em questões relacionadas à tributação, organização societária, assessoria em contratos para compra de equipamentos médicos, estabelecimento de melhores condutas para registro de atendimentos e compliance com normas de regulamentação específica, dentre outros.

O escritório está capacitado ainda para atuação judicial em demandas relacionadas a erro médico. A experiência no patrocínio de ações de erro médico tanto na defesa dos interesses do médico quanto do paciente dá à equipe do escritório a possibilidade de compreender ambos os pólos de interesses e traçar estratégias processuais mais efetivas.

A perícia médica em processos que demandam indenização por erro médico é elemento essencial na caracterização de eventual culpa do profissional e, por isso, deve ser conduzida com o auxílio de advogados capacitados especificamente na área. Para tanto, Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados conta com ampla rede de profissionais médicos que realizam o acompanhamento de perícias na qualidade de assistentes técnicos, sempre considerando a especialidade relacionada à demanda, para buscar uma análise mais aprofundada do laudo pericial.

Além disso, o escritório conta com assistência técnica especializada para assessoria em processos éticos profissionais no âmbito dos conselhos de classe (CRM e CFM).

No escritório Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados a condução de demandas relacionadas ao Direito Médico privado está sob responsabilidade do advogado Rodrigo Junqueira Bertoncini e nos processos éticos no âmbito dos conselhos de classe a atuação é coordenada pelos sócios Eduardo Junqueira Bertoncini e José Guilherme de Bem Gouvêa.

Especialistas

Eduardo Bertoncini
Sócio
José Gouvêa
Sócio
Precisando de advogado?

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato

plugins premium WordPress

O que você procura?