A sua empresa está realmente preparada para implementar o Home Office?
Vem aí o Ebook do BGT Advogados, trazendo tudo que você precisa saber sobre as melhores práticas de política interna de Home Office para sua empresa.
A tendência do mercado em adotar o trabalho remoto já era consistente, mas foi subitamente acelerada pela pandemia de Covid-19. Neste período, diversas empresas implementaram o trabalho remoto definitivamente ou por tempo indeterminado. Outras, ainda, prevêem um formato híbrido após a pandemia. Contudo, nem todas as empresas estão plenamente cientes da importância de implementar uma política de home office completa e eficaz, que atenda aos requisitos trabalhistas.
Fato é que não há previsão para o término da pandemia, e mesmo que houvesse, um número considerável de empresas se adaptou com êxito ao novo modelo de trabalho. Por isso, pretendem estender o trabalho remoto por tempo indeterminado. De qualquer forma, passados meses desde o início da pandemia, as justificativas para a manutenção de uma estrutura precária de home office, instalada no susto do estado de calamidade sanitária, vão desaparecendo.
Nesse sentido, é importante colocar luz no problema que grande parte do mundo corporativo tem enfrentado: a implementação de políticas internas de home office capazes de regrar as relações entre empresa e empregados de forma efetiva e satisfazendo os anseios e necessidades de ambos.
É comum ouvirmos queixas a respeito de prejuízos em termos de saúde mental, ocasionados pela sobrecarga de trabalho em casa. Por outro lado, as empresas se preocupam com a integridade das informações que são concedidas remotamente aos seus funcionários. Além disso, geralmente não são estabelecidos os critérios de supervisão, de estrutura necessária, de responsabilidades e obrigações. Estes são apenas alguns dos problemas levantados diante da ausência de uma política clara. E sempre que há ausência de diálogo e consenso a respeito das normas de determinado regime de trabalho, surge a possibilidade de conflitos.
Portanto, a adoção de uma política interna de home office que trate com completude os seus aspectos essenciais, bem como a elaboração de termos de adesão, termos de responsabilidade e cartilhas de ergonomia mostram-se essenciais para que haja a implementação de sucesso do home office nas organizações.
Tendo em vista a necessidade de diversos clientes em estabelecer normas e implementar políticas internas de home office para as empresas que optam pelo trabalho remoto, ainda que parcialmente, Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados elaborou um rico ebook para auxiliar empresas, empreendedores e empregados a verificarem as melhores práticas para que, harmonicamente, as relações de trabalho não redundem em prejuízos, monetários ou não, aos trabalhadores e aos empregadores.
O Ebook será lançado nas próximas semanas, e estará acessível a todos de forma gratuita. Inscreva-se abaixo para recebê-lo em primeira mão e comece a transformação em sua empresa.